Lipoma é um tumor benigno caracterizado por um nódulo de gordura que se forma no subcutâneo, entre a pele e o músculo. A grande maioria não necessita de tratamento. No entanto, eles podem ser removidos por meio de um procedimento cirúrgico simples, geralmente no consultório, caso sejam grandes ou estejam gerando incômodo.
A realização do exame de imagem, como a ultrassonografia, é importante para confirmar a natureza do nódulo, se realmente se trata de um lipoma (benigno) ou se tem características suspeitas.
Os lipomas acometem frequentemente o pescoço, ombros, costas, abdome, braços e coxas. No entanto, podem surgir em qualquer parte do corpo, incluindo vísceras e cavidades.
Nem todo nódulo palpável na pele é lipoma. Fique atento a sintomatologia dessa protuberância. Caso seja dolorosa, se a pele na região estiver avermelhada ou quente, ou ainda se o tumor for rígido e não se mover ao toque, é aconselhável consultar um médico. Pois uma situação como essa, pode não se tratar de um lipoma, mas sim de alguma condição que exija mais atenção médica.